Engajamento Nas Redes Sociais

 O que é engajamento? Qual a sua importância, como aumentar e como medir a sua relevância digital?

O que é engajamento?

No Marketing Digital, o engajamento ocorre quando um usuário realiza ativamente uma ação com um conteúdo em uma rede social, sites e até mesmo em anúncios. Basicamente, essa ação pode ser um clique, um comentário, rolagem da página e até mesmo uma curtida, dentre outras atividades.

No contexto das redes sociais, para os profissionais de social media, consideram-se mais relevantes as ações que informam ao algoritmo que o usuário tem interesse naquele conteúdo. Desta forma, visualizações não costumam contar como engajamento

Qual é a importância do engajamento?

Um posicionamento seja ela político ou comercial, que não chama a atenção de outras pessoas acaba se perdendo. Isto é, se você ou sua marca ficarem falando sozinhos, não atingirão seus objetivos — seja ele causar mudança social, obter retorno financeiro ou apenas branding. Assim, buscar o engajamento é importante para que seus posicionamentos sejam assimilados.

Então, a melhor estratégia de engajamento é reunir um grupo de pessoas envolvidas com a sua marca, como uma verdadeira comunidade.

Como aumentar o engajamento?

Para aumentar o engajamento nas suas redes sociais, crie conteúdo relevante para o seu público, estimule conversas verdadeiras com seus seguidores, aproveite trends, use a criatividade nas postagens para se diferenciar e analise sempre o que deu certo e o que deu errado.

Desta forma, o engajamento oferecerá insights valiosos sobre as preferências e comportamentos dos consumidores, permitindo a criação de estratégias de marketing mais assertivas e personalizadas.

Como medir o engajamento?

Embora o engajamento tenha todo um lado subjetivo, é perfeitamente possível de calcular. O método mais utilizado para calcular o engajamento é o de interações por alcance de uma postagem. Em inglês, é conhecida como ERR (Engagement Rate by Reach).

No entanto, vale lembrar que cada rede social tem sua forma de definir as interações para medir o seu engajamento. Aqui vamos usar o Instagram como exemplo. Nele, as seguintes interações são relevantes:

  • Comentário
  • Salvamento (aquela bandeirinha no canto do post)
  • Clique no perfil
  • Curtida
  • Cliques no link dos stories
  • Enviar para alguém
  • Compartilhar nos stories
  • Visitas ao perfil

A fórmula é a seguinte: ERR = soma de todas as interações / alcance do post. Ou seja, basta somar todos os tipos de engajamento e dividir pelo alcance do post, número que é fornecido por praticamente todas as redes sociais.

Em geral, os profissionais de mídias sociais consideram de 1 a 5% uma boa taxa de engajamento. Portanto, lembre-se que muito mais gente vê seus posts, mas não curte, não comenta, não salva, não compartilha... enfim, não engaja. 

Então, podemos perceber que, não existe fórmula mágica para conquistar o engajamento das pessoas na internet, o importante é entender melhor esse conceito para aumentar a sua relevância digital.

E você, concorda?

Deixe nos comentários abaixo sua opinião!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*