Aprenda 6 Dicas para se destacar e posicionar melhor o seu negócio nas primeiras páginas de pesquisas do Google!
Se você tem um negócio, seja físico ou on-line, você já deve ter feito a seguinte pergunta: “Como aparecer no Google?”. Afinal, hoje em dia a maioria das pessoas busca informações no Google sobre produtos e serviços antes de escolher fechar negócio com uma determinada marca. Certo? Por isso, é fundamental investir numa estratégia que garanta boa performance do site da sua empresa nos resultados de busca do Google.
Então, se essa é a sua dúvida, esse artigo é para você!
Reunimos abaixo, 6 dicas importantes para destacar e posicionar melhor o seu negócio no mercado digital… Confira!
1) Tenha um Site Atualizado
Se o seu negócio já possui um site, você deve certificar-se de que o mesmo esteja tecnicamente otimizado, com URLs amigáveis que funcionam, tempo de carregamento rápido, design responsivo para dispositivos móveis e imagens e linguagem adequada para o seu público. Caso ainda não possua um site, vale a pena pesquisar sobre o assunto e criar o seu!
2) Ofereça Conteúdo Relevante
O conteúdo diz muito sobre você. Assim que estiver inserido no mundo on-line, vale atentar-se ao que realmente você quer divulgar. Ser claro, objetivo e direto, serão pontos positivos para qualquer que seja o seu nicho. Pesquise, analise seu público e ofereça conteúdo que esteja conectado diretamente com ele. Lembrando que, sites que possuem textos interessantes e de qualidade mantêm os visitantes neles por mais tempo e o buscador está atento a isso.
Entenda que, se um visitante entra no seu site e logo sai, isso colabora para que o site tenha um desempenho ruim em relação aos mecanismos de buscas. Porém, se você produz textos de qualidade, autorais e que realmente interessam ao público-alvo, o seu posicionamento nos resultados, sem dúvidas, tende a ser melhor.
3) Interaja nas Redes Sociais
Para interagir nas redes sociais, é importante seguir algumas estratégias, como: Estar presente, Responder aos usuários, Criar conteúdos atrativos e Interagir com a audiência. Abaixo separamos algumas dicas de como fazer isso:
Estar presente
- Publicar com regularidade
- Interagir com os usuários
- Responder a dúvidas, elogios e reclamações
Responder aos usuários
- Interagir com bom humor e simpatia
- Personalizar a interação com a marca
- Perceber a disposição do usuário para se relacionar
Criar conteúdos atrativos
- Usar diferentes tipos de publicação, como imagens, vídeos, carrosseis, stories e enquetes
- Incluir perguntas na legenda para iniciar um bate-papo
- Marcar outras pessoas para obter mais atenção
- Criar conteúdo que as pessoas queiram salvar ou compartilhar
Interagir com a audiência
- Usar Stories ou vídeos ao vivo
- Aproveitar as ferramentas de interação, como enquetes, perguntas, música, contagem regressiva, barra de reação, teste e bate-papo
- Personalizar os conteúdos de acordo com o perfil do público-alvo
- Experimentar diferentes formatos e ideias que induzam à interação
4) Invista em Links Patrocinados
Investir em Links Patrocinados, também conhecido como Tráfego Pago (anúncios), é sempre uma estratégia eficaz para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Investir no Google Ads permite que o site da sua empresa apareça na primeira página de resultados de forma rápida. Porém, isso tem um custo. No entanto, desde que seja feito um bom planejamento, utilizando de conhecimento e técnicas eficazes. Podendo contar com algumas vantagens, como:
- Melhorar o reconhecimento da marca
- Uma boa opção para campanhas a curto e médio prazo
- Permitem medir os resultados em tempo real
- A forma mais eficaz para gerar tráfego para o site
- Uma boa opção custo-benefício
5) Crie um Perfil no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que ajuda a divulgar empresas no Google e no Google Maps. Com ela, é possível:
- Aparecer nos resultados de busca
- Exibir informações como endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos, avaliações
- Receber comentários e responder as avaliações
- Fazer anúncios e promoções
- Oferecer serviços de reserva
- Exibir o horário de pico
- Publicar novidades e eventos
E quais são as vantagens de ter um perfil no Google Meu Negócio?
- Gerenciar a presença on-line da empresa
- Fornecer informações atualizadas e relevantes aos usuários
- Construir relacionamentos sólidos e atrair novos clientes
- Direcionar o tráfego físico para a loja
- Gerar maior confiança nos clientes
- Facilitar o contato com o estabelecimento
6) Não Deixe de Divulgar o Seu Negócio
Invista nas Estratégias de Marketing Digital:
- Fazer promoções e oferecer descontos com cautela
- Fazer networking em eventos presenciais
- Fazer anúncios on-line no Google e nas redes sociais
- Inserir o link do e-commerce ou do produto em todos os seus perfis de redes sociais
- Inserir o link do e-commerce ou do produto nas assinaturas de e-mail
- Fazer parcerias com outras empresas
- Realizar parcerias e ações com influenciadores locais
- Interagir com seus seguidores, responder comentários e mensagens
- Promover seus produtos ou serviços
- Sugerir à seus clientes que enviem depoimentos e avaliações
Como você pode conferir, não há uma mágica para aparecer na primeira página do Google. Basta seguir algumas dicas, investir na otimização do conteúdo e com o tempo, os resultados certamente serão positivos.