Atente-se aos erros comuns no Marketing Digital e mantenha sua estratégia longe deles
Sabemos que na internet tudo acontece muito rápido e muda o tempo todo, não é mesmo?
Maaas, o que não podemos deixar de analisar são os erros comuns e que já estão na lista dos mais cometidos há algum tempo. Erros estes que muitas vezes passam despercebidos e que acabam gerando um grande atraso na evolução e desempenho do seu trabalho.
Os erros comuns em Marketing Digital incluem a falta de planejamento e de um público-alvo bem definido, a dependência exclusiva de mídia paga, a inconsistência na produção de conteúdo, passando pela falta de análise de métricas e do retorno sobre o investimento (ROI). Não otimizar seu conteúdo para dispositivos móveis. E por último, não trabalhar o, tão famoso e conhecido, e-mail marketing.
Para te ajudar a lidar com essas questões, listamos abaixo 12 erros comuns e vamos explicar, de forma bem simples, o que cada um deles significa.
Erros relacionados ao Planejamento e Público-alvo:
- Falta de planejamento estratégico: É não definir metas claras e não traçar um plano para alcançá-las.
- Não conhecer o público-alvo: Não ter o público-alvo (o qual no marketing chamamos de persona) bem definido ou não entender a jornada do cliente, levando à produção de conteúdo irrelevante, ou seja, falar pra “qualquer um”.
- Não analisar a concorrência: Deixar de monitorar o que os concorrentes estão fazendo pode fazer com que sua estratégia não seja competitiva. Pois bem, se alguém está fazendo é porque dá certo 🙂
Erros na criação de conteúdo e canais:
- Foco excessivo em vendas: Postar apenas conteúdo de venda, sem entregar valor e se comunicar de forma engajadora.
- Conteúdo de má qualidade ou inconsistente: Produzir materiais ruins ou postar de forma esporádica e sem frequência.
- Negligenciar SEO: Não otimizar o site para mecanismos de busca, o que prejudica a visibilidade e busca orgânica.
- Ignorar o mobile: Não garantir que o site e os conteúdos sejam responsivos para celulares e tablets, isto é, permitir que seu conteúdo se mostre desconfigurado para determinados aparelhos.
- Subestimar o e-mail marketing: Considerar que o e-mail é obsoleto e deixar de lado um canal com alta taxa de conversão. Sim, muitas empresas ainda usam.
Erros na execução e análise:
- Busca por resultados imediatos: A falta de paciência e a ansiedade por resultados rápidos levam a decisões precipitadas.
- Dependência excessiva de mídia paga: Ficar completamente dependente de anúncios pagos, sem investir em estratégias orgânicas como SEO e conteúdo.
- Não medir o ROI: Deixar de calcular o retorno sobre o investimento impede a análise da eficácia das campanhas e a tomada de decisões para ajustes.
- Não interagir: Não se relacionar com o público e não responder a comentários e interações nas redes sociais.
Nesta relação acima percebemos que o Marketing Digital oferece muitas possibilidades e ferramentas. Ter seu Planejamento claro e estar atento para não cair nesses erros é, sem dúvidas, um diferencial para sua empresa ter bons resultados no mundo on-line.
Se você tem interesse mas não sabe por onde começar a estruturar suas estratégias, nós podemos te ajudar 😉



