Conheça melhor sobre esses termos e suas particularidades
Entender as diferenças entre Redes Sociais e Mídias Sociais é fundamental, principalmente, para aqueles que desejam ter uma presença digital forte e estratégica.
Até porque, com a evolução constante das plataformas digitais, é importante que as empresas saibam usar cada uma delas de forma adequada para alcançar seus objetivos de marketing e comunicação.
Embora muito se fala sobre esses dois termos – Redes Sociais e Mídias Sociais – pois, os mesmo tornaram-se grandes ferramentas de convívio social, e até mesmo de negócios, muitas pessoas ainda se confundem ao tentar defini-las, ou sequer imaginam que possam ser coisas diferentes. Então, entender melhor sobre elas é essencial para melhorar a sua comunicação e criar estratégias eficazes no marketing digital.
Entenda melhor...
Redes Sociais são canais de relacionamento entre pessoas, isto é, onde você faz e cultiva amigos. É o conjunto de conexões entre pessoas, grupos ou comunidades, ou seja, são as relações que criamos, sejam elas, on-line ou off-line.
Mídias Sociais são espaços para a distribuição de conteúdo, gratuito ou não, e divulgação de marcas, produtos ou serviços. São plataformas digitais que possibilitam essas interações, como, por exemplo: Instagram, Facebook, Linkedin, dentre outras.
Porém, em praticamente todas as atuais plataformas digitais você pode comprar ou vender produtos e serviços, criar ou consumir conteúdos e se relacionar com quem você gosta. Tudo assim, junto e misturado, não é mesmo?
Então, o que as diferem mesmo é a forma com que as pessoas as usam?
Veja bem...
Quando você, através dos meios digitais, acompanha as novidades dos amigos e familiares, curte, comenta e compartilha as publicações e experiências deles, você está se relacionando de forma simples e direta com outras pessoas, então as ferramentas digitais funcionam como Redes Sociais para você.
Por outro lado, quando você planeja e executa ações estratégicas de marketing digital, oferecendo conteúdo relevante para atingir o seu público-alvo através do seu perfil, fanpage ou canal, com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes e construir a presença digital da marca, nós podemos dizer que essas plataformas são Mídias Sociais.
Conclusão...
As Redes Sociais existem independente da tecnologia, enquanto as Mídias Sociais são as ferramentas que ajudam essas conexões a acontecer no mundo digital.
Agora que você já sabe a diferença entre as duas. Esta é uma boa oportunidade para entrar em contato com profissionais da área de Marketing Digital e definir melhor as estratégias para o seu negócio, sem dúvidas elas te ajudarão no desempenho, posicionamento e fortalecimento da sua marca.
Paulo
👏🏻👏🏻👏🏻 muito bom…